20/07/2011

Uma casa na água

Essa noite tive um sonho estranho. Mais um, dos que geralmente vem ao meu encontro durante a madrugada.

Eu estava numa casa pequena, me lembro da cozinha minúscula, e uma sala apenas. Havia muitas pessoas lá dentro. E eu parecia feliz. Havia comida, conversa, bebida, e o mais interessante de tudo, eu estava cercada pelo mar.

Não era uma água cristalina, mas ela vinha até a porta de casa, e havia sol, eu queria e fui mergulhar.

Nadei, nadei, andei pela água. Aproveitei. E depois voltei pra casa. Me sequei. Comi. E escureceu.

Foi aí que me senti diferente. Não havia mais tantas pessoas, mas o lugar não era mais tão aconchegante. A maré havia subido e eu conseguia ver outras casas distantes, mas era impossível chegar até elas, não havia mais como nadar, era muito fundo, eu estava pesada e o mar batia com força.

Acordei quando a água começou a invadir a casa. Acordei sufocada.

...

Não sei se isso acontece somente com os geminianos. Mas rotina é uma coisa que não me agrada. As coisas, as pessoas, os lugares. Tudo pode ser incrivelmente agradável, mas se for repetidamente igual, eu me canso.

Não estou dizendo que enjôo das pessoas. Mas sim, prefiro deixá-las ter o espaço delas, sentir saudade, pra que o reencontro seja sempre maravilhoso.

E eu preciso do meu espaço também. Talvez seja por isso que a casa que antes era tão pequena, só me incomodou depois.

Não gosto de nada marcado, agendado, que vira obrigação. Gosto do acaso, da surpresa, da novidade. Do diferente. E se o diferente já for conhecido, perde a graça. Perde mesmo. Passar pelos mesmos problemas? Não faz muito sentido. É sinal de que há alguma coisa errada, fora do lugar.

Um sonho como esse pode ter tremendas interpretações. Você pode até dizer que, o eu queria era saber o que havia nas outras casas. Geminianos são curiosos.

Mas a sensação não era boa. Havia a vontade de ir além, de avançar, de crescer, mas eu era forçada a ficar na casa. Por conta do mar que avançava, eu estava presa naquele lugar, sabe lá Deus por quanto tempo.

#ouvindo Marvin Gaye – Ain’t no sunshine when she’s gone

Um comentário:

  1. Quem é o Mar? Que num momento é convidativo e agradável e num outro é violento e sufocador?

    Hora te convida a sair da zona de conforto (casa e amigos), e hora te amedronta (faz sentir-se sozinha)?

    E falando da rotina, parece que o Mar sabe como te tirar dela, ele lhe atrai?

    O Mar é símbolo de algo misterioso, forte e indomável. A casa e amigos segurança.

    Estás em dúvida qto a uma decisão difícil? Sair da rotina é sedutor qdo na essência ainda temos algum controle.

    Bem, que vc tenha bons sonhos.

    ResponderExcluir

Comente aqui!

Respeite a propriedade intelectual. Ao reproduzir os textos não se esqueça dos créditos! Obrigado!