28/03/2010

Mulheres

Antes que o mês de março acabasse me propus a escrever um texto que falasse sobre as mulheres. Pensei em várias coisas que poderia dizer aqui. Falar sobre mim, sobre as mulheres que estão a minha volta, das que admiro, das que pouco gosto.
Podia falar também das mulheres que cercam minha vida e influenciam minha maneira de pensar e agir. Grandes mulheres das quais tenho tido muito interesse em estudá-las, como Coco Chanel, Carmem Miranda, Brigitte Bardot, rainhas da Inglaterra, entre outras.
E então, vasculhando esse mundo de mulheres modernas, me lembrei de uma personagem que mexe comigo e que pra mim, caracteriza em si tudo que uma mulher pode ser.

Estou falando de Rachel Green, a célebre personagem do programa FRIENDS, programa este que assisto quantas vezes for preciso, por puro gosto. Apesar de ser ficção, é possível encontrar muitas Rachels por aí. E explico por que. Rachel Green tinha em suas mãos tudo que uma mulher sempre sonha em ter. Uma vida de princesa, mimada, com cartões de crédito a sua disposição, um casamento grandioso marcado com um noivo tão bem sucedido quanto o pai. Mas Rachel, assim como muitas mulheres, não está feliz com a vida que escolheu, ou melhor, não está feliz com a vida que escolheram para ela e decide que é hora de mudar, de tomar o controle de seu próprio caminho.

E assim ela o faz. Rachel larga o noivo no altar, e sai em busca de sua felicidade não importando o que aconteça, e isso inclui um belo “bye-bye” aos cartões de crédito!

A sorte de Rachel é encontrar um raro grupo de amigos. Que se apóia, se ajuda e não deixa a peteca cair, se tornando sua nova família.

Ao longo de 10 temporadas, Rachel Green se descobre, conquista seu lugar no mercado de trabalho, entende o que é o verdadeiro amor, aprende a dar valor a coisas que realmente importam e por fim, passa pela linda e árdua experiência de ser mãe.

O pacote completo na vida de uma mulher, não acham?

Pois bem... Bonita, sensível, engraçada, brava nos momentos certos, esperta quando se menos espera e na maioria das vezes um pouco bobinha, Rachel personifica o tipo de mulher que conquista qualquer um. Mas ora se ela não tem exatamente os traços de qualquer outra mulher?!

Para mim, Rachel Green é uma mulher de medo e coragem. Uma mulher que soube sair de sua zona de conforto e pular para o mundo real, onde nada é fácil, mas que no final vale a pena.

Acredito que a mulher de hoje tente pensar da mesma forma que Rachel em relação a sua vida amorosa, profissional ou familiar. E não importa se você escolher ser a melhor executiva da sua empresa ou decidir que vai ficar em casa sendo a melhor mãe do mundo. O que importa de verdade é o quanto você está feliz com as decisões que você tomou, com o caminho que você escolheu.

Eu sei que parece demagogia, que na prática é muito mais difícil do que na teoria, que sozinho ninguém chega a lugar nenhum e que esse assunto renderia muito mais conversa que um simples texto de blog, porém preciso finalizar reforçando o fato de que antes as mulheres não tinham escolha. Hoje, nós temos várias. Basta escolher a felicidade.

...

"Rachel Green, interpretada pela atriz Jennifer Aniston, é uma personagem do seriado americano Friends que foi produzido entre 1994 e 2004 e que mesmo hoje suas reprises prendem a audiência."

3 comentários:

  1. Nossa, quem não ama Friends e quem não gostaria de ter a sorte que Rachel teve...
    hj em dia as mulheres se realizam mais qndo tem suas próprias conquistas...
    nascer rica e ter a vida de um conto de fadas, é lindo, e hj em dia ngm mais sonha assim.

    Amoooo mtu esse seriado e Rachel, tirando a fissura por casamento, to mais pra Monica :p

    ResponderExcluir
  2. Ei Carol, ótimo texto. Realmente conquistamos direitos e o principal deles foi ir em busca de nossos desejos.

    Tb amo Friends e admiro a coragem da Rachel em virar a mesa e ir mostrar que não é apenas um rostinho bonito, ou uma menina mimada. Mas, estou mais para a Mônica. Não pela fixação no casamento, mas as manias de limpeza e organização. rsrs

    Os personagens desse seriado são muito bem feitos, com suas esquisitices, manias, desejos, sonhos e defeitos. Pessoas comuns que podemos encontrar em qualquer lugar, qualquer hora.

    Bjsss,

    Taty!

    ResponderExcluir
  3. Aguardando novos posts...

    ResponderExcluir

Comente aqui!

Respeite a propriedade intelectual. Ao reproduzir os textos não se esqueça dos créditos! Obrigado!