18/07/2009

O grande erro

Errar é humano e normal. Todos cometem erros. Nossa vida está repleta deles. E eu, como todo mundo, cometi vários erros ao longo dos meus relacionamentos. Menti, supervalorizei, mimei, traí, fiz barraco, deixei de fazer barraco, fui paranóica, invadi a privacidade alheia... Cometi os meus pecados e aprendi com eles. Pois bem. Foi a algum tempo que eu descobri ter cometido mais um erro para adicionar a minha coleção. Mas dessa vez, foi mais dolorido. Eu acho que descobri o maior erro que uma mulher comprometida pode cometer. Não estou exagerando, deixe-me explicar. Na minha opinião, o grande erro da mulher comprometida, seja ela namorada, noiva ou casada é justamente o comprometimento. Ou melhor, o super-comprometimento. Quando a gente está bem com nossos companheiros, dificilmente passa pela nossa cabeça que tudo aquilo pode acabar um dia. E comigo não foi diferente. Durante o namoro, tudo o que eu via era uma imagem feliz, com um futuro de altar florido, um vestido branco, filhos e cães correndo ao nosso redor. Mas o namoro acabou e eu não estava preparada pra ficar sozinha. Por quê? Porque cometi o erro do super-comprometimento. Porque durante o namoro, afastei de mim as pessoas que seriam vitais para um momento de separação: meus amigos. É natural. Passamos a fazer todos os programas com o amado. Deixamos de almoçar com a família no domingo, de ir ao cinema com as amigas, de brincar com o filho da vizinha, de topar programas onde só tem amigos solteiros. Mudamos nossos aniversários, réveillons, natais, férias e feriados. Deixamos de visitar os avós, de marcar um encontro com o irmão, passamos a esperar pela resposta do amado para confirmar os eventos, deixamos de ir porque o amado não tem dinheiro ou não está afim, pulamos a balada para ir direto para o motel. Daí o namoro acaba. E todas essas pessoas que você se afastou, sem querer, por um longo tempo, já se acostumaram a ficar sem a sua presença. Já não te chamam mais pra sair, elas desistiram, cansaram de ouvir nãos. E agora você precisa delas mais do que nunca. Dolorido, não é?! Pois é. E muito. E não pense que eles não são seus amigos de verdade. Eles são! Mas eles também têm compromissos, namorados, trabalho, família e também não tem mais aquele tempo pra você, da mesma forma que eu não tinha pra eles. Pois então que fique claro. “Não há nada errado em dedicar-se a alguém. Desde que você não se esqueça daqueles que já se dedicavam a você.” ...

4 comentários:

  1. Não é que eu sofro disso! =/
    Namoro longos sempre acontece isso!
    Meu foi de mais de 6 anos, e a um tempo terminei e sinto na pele isso pra caramba ainda.
    Me sinto só pra cacete, sem contar a falta de companhia, por deixarmos os amigos para trás ou a falta de fazer, nos deixa assim, anti-sociais.

    ResponderExcluir
  2. Não é que conversei com alguns amigos sobre esse tema ontem!!

    ResponderExcluir
  3. Postei justamente por causa disso. Mas o texto já estava escrito. ;)

    ResponderExcluir

Comente aqui!

Respeite a propriedade intelectual. Ao reproduzir os textos não se esqueça dos créditos! Obrigado!