09/09/2010

O tema é Paquera

Quando o assunto é paquera, a primeira coisa que a maior parte das novas solteiras pensa é: “eu não sei mais fazer isso”. A falta de prática e do costume de ser alvo dos olhares e cantadas masculinas nos inibe mesmo, e leva um tempo (para algumas), para a mulher começar a se soltar e se sentir confortável.

Bom... Eu não sou mais tão novata nesta escola, e mesmo assim não vou indo bem nessa matéria. Para dizer a verdade, do jeito que as coisas estão, eu estou levando é bomba!

Fico impressionada, quando vejo uma amiga dominar essa arte com tanta propriedade. Será que é isso? Será que paquerar é uma arte, uma técnica, um dom?... Isso explicaria por que alguns desenrolam melhor do que outros, pelo menos.

(Sei que ela parte da facilidade de comunicação verbal ou não verbal entre as pessoas, mas a teoria é fácil.)

Na hora do “vamos ver” a coisa não sai. Não consigo demonstrar o interesse que tenho na outra pessoa. Em termos telefônicos, é como se eu enviasse a mensagem, mas ela não chegasse. (Claro que pode ser culpa do outro aparelho, mas é mais complicado do que isso).

...

Por quê?

Para mim paquera é pra ser uma coisa divertida, natural, sem premeditações. Um jogo de curiosidades, de olhares e de reciprocidade (Senão qual a graça?). Enquanto o que tenho observado por aí é uma necessidade, uma obsessão de ver e ser vista. Uma pressão quase robótica de ficar e ficar, e ficar, e ficar...

Mas sair de casa sabendo que vai terminar no zero a zero?! Não te entendo! Ela levanta a questão.

Ora! Francamente! eu respiro Eu quero sair para me divertir... respiro mais um pouco Encontrar gente, bater papo, dançar com os amigos ou sozinha, by myself, alone, sola capiche?! Eu grito!

A paquera deve ser conseqüência, coincidência, destino que seja! desabafo.

...

Mas a pressão é verdadeira, e no final das contas é isso que acontece: perco os olhares, só reparo nas coisas depois que as outras já repararam por mim, não sei o momento certo de sorrir, de encarar, de falar... (Bate vergonha, medo, ansiedade... afinal, essa não sou eu) Quando falo, esbanjo simpatia, sorrisos e interesse (não me subestimem também), mas até chegar à fala, tenho que passar por todos os outros passos e se nada acontece, o que sobra é só a minha frustração.

E tem mais! Não sou competitiva. Se o cara for do tipo que está rodeado de mulheres, por mais que eu me interesse por ele, eu me retiro. Prefiro pensar que se ele quiser, ele virá, independente de quantas opções tiver. (Dividir? Espera aí, modernidades têm limites...)

—Você tem certeza que o problema é esse? Eu acho que você não está interessada em ninguém de verdade, isso sim! — minha consciência me interrompe.

Shiiu...! Fique quieta, não me faça perguntas difíceis! eu corto. Melhor cortar.

...

Post um tanto revelador hum. Isso porque vocês não fazem idéia de tudo o que eu escrevi e apaguei em algumas tantas horas. Fica pra mim, somente. Um dia, se der, eu conto.

Para quem achou esse post um monte de baboseiras em forma de palavras, passei do ponto de me importar; passar bem!

#ouvindo Trilha do filme “Shall we dance?” (ouça você também, enquanto lê)

5 comentários:

  1. Concordo Carol, acabou-se com todo encanto em volta da paquera, ate pq na maioria das vezes o que ta valendo é a quantidade, e como paquerar demora, não dá né... pena =/
    Me lembrou até uma vez q fui numa micareta e qndo não quis ficar com o cara ele me perguntou pq eu tinha ido lá, a nao ser pra beijar na boca. Eu disse q fui pra ver o show pq gostava do artista em questão. Ele: Ah, conta outra!
    Me senti descobrindo q papai noel não existe. Quer dizer que sair pra um show é se jogar na pegação?? Ser fã de algum cantor/banda pra que né?
    Onde estão os homens de hoje com o espirito de antigamente heim ?? rsrs
    Bjos
    Isa

    ResponderExcluir
  2. Exatamente Isa. Mas observe que isso não é culpa somente dos homens. É uma forma geral de atitude.

    ResponderExcluir
  3. Paquerar é muito bom! tão bom quanto ficar
    às vzs, depois de tooodo o ritual da paquera, quando já "ganhei" aquela pessoa, sinto falta da troca de olhares que você descreveu. Daí o ciclo recomeça outra vez ;x

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol. Gostei de ler o que escreveu no Blog. Confesso que conheci agora, depois de sua mensagem no Orkut.

    Pressão acontece mesmo, porém a medida dela é a gente quem faz. A sociedade nos dá muitas coisas boas, (água encanada por exemplo. hehehehe) mas cobra por isso. O quanto de si será dado em troca? Critério seu.

    A alguns dias estive em uma boate em Volta Redonda, coisa que não me é mais de costume. Me diverti olhando um casal de adolescentes namorando, desajeitados, sem saber muito o que fazer... Bonitinho. A paquera é isso, dois tentando acertar o “inacertável”.

    Parabéns pela ousadia.

    Guilherme

    ResponderExcluir
  5. Tive uma conversa sobre isso com a Isa mesmo, logo que nos conhecemos, conversa muito agradável por sinal. Tanto que só fomos no cinema juntos (o que foi extremamente light e agradável) depois porque ela viu que eu não compartilho desse pensamento um tanto quanto (ou muito) idiota de que, toda vez que se sai com alguém ou pra um lugar, exista essa "obrigatoriedade" de ficar com a pessoa, ou com alguém do lugar. Mais um "molde de suposições" da sociedade, e nada mais. Mas, apesar da sensação de "distância" ou solidão que essas coisas acabam nos trazendo, ligue o foda-se porque o lado natural, bobo e mágico das coisas é que deve mandar nessas horas.

    ResponderExcluir

Comente aqui!

Respeite a propriedade intelectual. Ao reproduzir os textos não se esqueça dos créditos! Obrigado!